CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

QUARESMA

Na última quarta-feira teve início a Quaresma, que segue até o Domingo de Ramos, quando tem início a Semana Santa.


A Quaresma é um tempo de preparação para a maior festa católica: a Páscoa – morte, paixão e ressurreição de Jesus Cristo.

“O período é reservado para a reflexão, à conversão espiritual.  O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé, com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais”, - Dom Otacílio Luziano da Silva.- bispo da Diocese de Catanduva.






Essencialmente, a Quaresma é um período de retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.


A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

É curioso notarmos que no Rio de Janeiro líderes da Igreja Anglicana pediram que os fiéis abandonem o uso de Ipod durante a Quaresma, período que começa na quarta-feira, antecedendo a Semana Santa, e que os cristãos tradicionalmente um momento de reflexão e penitência. E nós católicos não iremos viver bem a quaresma???

De acordo com o padre Edilson Figueiredo, missionário diocesano da Paróquia Sant'Ana no conjunto Funcionários II, em João Pessoa,  a Quaresma, que dura quarenta dias, é tempo para se  reconciliar com Deus e uma preparação para a Páscoa que é a maior festa do calendário cristão católico.o padre Figueiredo. Ela explica que duas coisas o católico precisa fazer durante a Quaresma: a primeira foi receber as cinzas, o que aconteceu na última quarta-feira, como sinal de penitência, de reconciliação com Deus por causa de nossos erros e a pessoa tem que jejuar como sinal de desapego de si mesmo. O padre lembra que nós somos desafiados todos os dias a dar uma resposta ao mundo.

 A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
 Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
 
 Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

QUE VOCE TENHA UMA SANTA E FRUTUOSA QUARESMA!!!



Fontes:

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Arquidiocese de São Paulo - Vicariato da Comunicação;

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/02/16/bispos-britanicos-pedem-que-fieis-renunciem-ao-ipod-durante-quaresma-915871078.asp;

 http://www.paraiba.com.br/116615/cidades/padre-fala-sobre-importancia-da-quaresma-para-os-catolicos.htm ;



1 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pela iniciativa.Esta é uma demostração de carinho e dedicação pelas coisa de Deus em prol da evangelização.

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |