CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Parabéns Brasília pelos 50 anos

BRASÍLIA 50 ANOS


Festa de 50 anos de Brasília começa com celebração da Missa
Brasília completa hoje, 21, seu Jubileu de Ouro. Mas não é só a capital brasileira que faz aniversário. A Arquidiocese de Brasília também está ligada a implantação da cidade desde o início. Conheça um pouco de sua história (vídeo).


Na noite de ontem, terça-feira, 20, foi celebrada uma Santa Missa em ação de graças pelo aniversário de 50 anos de Brasília (vídeo), no Altar Monumento da Esplanada dos Ministérios, presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz. A Celebração iniciou às 23h, pois exatamente, há 50 anos, o presidente Juscelino Kubsticheck, pediu que a Missa fosse realizada nesse horário, no Palácio do Planalto, "porque ele queria entrar no dia 21 sob orações".


No altar, no espaço dedicado às autoridades, estavam o governador recém-eleito, Rogério Rosso, o ex-governador Joaquim Roriz, o ex-vice-governador Paulo Octávio, e o deputado e ex-governador Wilson Lima, todos personagens principais do escândalo político que toma conta de Brasília desde novembro, faltando somente o governador cassado, José Roberto Arruda.

Dentre as autoridades eclesiasticas estvam presentes:

- Eminência Revma. Cardeal Dom José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília;

- Excelência Revma. Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil;
- Excelência Revma. Dom Wlademar Passini, auxiliar de Goiania;
- Excelência Revma. Dom Majella, bispo de Jatai/GO,
Excelência Revma. Dom Osvino, arcebispo do orinariato militar,
Excelência Revma. Dom Damaceno, arcebispo de Aparecida/SP

  

Em sua homilia, perto da meia-noite, Dom João recordou que a Arquidiocese de Brasília também celebra seu Jubileu e que a cidade precisa viver segundo os valores de Deus. "Hoje revivemos com satisfação as origens de nossa capital e ao mesmo tempo da arquidiocese de Brasilia (...) Jesus se dirige aos seus discípulos e diz: 'Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha', e se Brasília vive segundo os valores de Deus, ela não poderá ser escondida diante do nosso povo e diante do mundo inteiro".

 O Arcebispo tocou no assunto que prendeu a atenção de todos os presente, principalmente dos polítcos. "Cresceram em Brasília e na Igreja contradições e problemas que geraram crises agudas. Assim é a crise política que hoje a capital vive", disse Dom João. "Fazer de conta que a cultura política atual, exercida por grande parte de nossos homens e mulheres públicos, deve se perpetuar, é trair os melhores ideais constitucionais e religiosos", afirmou chefe da Igreja Católica no DF. O Arcebispo parou em alguns de sua homilia, pois a assembléia o aplaudiu. Dom João não escondeu na crise política nem a crise da Igreja.
O Arcebispo ainda aproveitou para falar da pobreza e politica. "As populações de outras regiões administrativas apresentam uma profunda desigualdade social. E, por isso, o Jubileu de Ouro que agora vivemos é um apelo de renovação das pessoas e da sociedade", e aproveitou a presença das principais lideranças políticas locais para criticar a crise instalada no Distrito Federal por causa do "mensalão do DEM". Ele pediu ainda a aprovação do projeto "ficha-limpa" pelo Congresso. "Este é o momento favorável para os representantes do povo brasileiro acolherem com coragem e responsabilidade o apelo de 1,6 milhão de brasileiros que assinaram o projeto ficha-limpa", afirmou. Essa proposta, em debate na Câmara dos Deputados, pode proibir políticos condenados pela Justiça de disputarem eleições.

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DA SANTA MISSA (vídeo)


No âmbito católico, as festividades dos 50 anos de Brasília, continuam com a realização da 48º Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre 3 e 10 de maio, e o Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010), entre 13 e 16 de maio.



FONTES:

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |