CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

sábado, 19 de junho de 2010

O time de futebol oficial da Igreja


SAIBA SOBRE O ANCONA FUTEBOL CLUBE E
SEU RELACIONAMENTO COM O VATICANO.
E também sobre
departamento de esporte do Vaticano




Em 2007 houve boatos em que a Igreja católica teria comprado o clube italiano Ancona, que logo foi desmentido em uma nota oficial dada pelo Vaticano, na nota a Igreja disse que houve apenas um acordo para aplicação de um código de ética surgido entre o Ancona e o Centro Esportivo Italiano, organismo de orientação católica.

Antes do acordo o clube vivia um momento de dificuldades financeiras e judiciais, além de estar envolvido no último grande escândalo do futebol no país, quando vários times foram condenados por participar de um esquema de manipulação de resultados. Em razão disso o clube passou por processos de rebaixamento até parar na 3ª divisão italiana.

O Ancona foi fundado em 1905. Os novos dirigentes estão investindo em obras para ajudar os pobres do terceiro mundo com os eventuais lucros.

O atual presidente do clube, Sergio Schiavon, vendeu 80% da sociedade, mas permanece com os restantes 20% para preservar o espírito da iniciativa em que foi constituído o clube. Ele garante que tudo está começando com o Ancona, mas o grande sonho é um time nacional do Vaticano.

NOTA DO VATICANO DE EM 2007

Vaticano não comprou time de futebol Ancona

Porta-voz desmente notícias da imprensa.

O Vaticano não tem nada a ver e tampouco a Conferência Episcopal Italiana com a compra do clube Ancona, há iniciativas que têm finalidades positivas e, se as intenções que declararam podem realmente ser realizadas, isso certamente é algo bom.

Não se pode atribuir à Igreja, portanto, responsabilidades que ela não têm, ainda que ela possa ver como positivo o compromisso de leigos católicos em vários campos, inclusive o do esporte.

O acordo entre o Ancona e o Centro Esportivo Italiano prevê um modelo de gestão financeira transparente e ético, e a difusão dos valores do esporte entre os torcedores do time, assim como o apoio a iniciativas solidárias com o terceiro mundo. Segundo o acordo, o Centro Esportivo Italiano se compromete a buscar patrocinadores para o Ancona



Já que estamos falando de esporte... 
...Você sabia que o Vaticano tem departamento de esporte?


Em 04/08/2004 o Papa João Paulo II, às vésperas das Olimpíadas de Atenas, decidiu criar um “Departamento do Esporte”, que funcionará no Pontifício Conselho para os Leigos.

No comunicado, afirma que o esporte “ocupa hoje um papel relevante, tanto em nível pessoal como global”.

“As próximas Olimpíadas de Atenas –acrescenta- e os milhões de pessoas de todo o mundo que acompanharão o acontecimento, são mais uma vez um claro sinal do quão importante é o esporte na vida de nossas sociedades”.

O comunicado diz também que o esporte “certamente pode ser considerado um dos pontos evangélicos da cultura contemporânea e uma das fronteiras da nova evangelização”.

O Santo Padre indicou a nova seção “Igreja e Esporte” as seguintes tarefas:

Ser ponto de referência na Igreja para as organizações esportivas nacionais e internacionais.

Sensibilizar as igrejas locais a respeito da atenção pastoral dos ambientes esportivos.

Favorecer uma cultura do esporte que promova a atividade esportiva como meio para o desenvolvimento integral da pessoa, e como meio para a paz e fraternidade entre os povos.

Propor o estudo de temáticas específicas referidas ao esporte. Organizar e sustentar iniciativas que ajudam a suscitar testemunhos de vida cristã entre os esportistas.

O Pontifício Conselho para os Leigos auspicia que “esta nova seção da Igreja e Esporte seja para todos – responsáveis, dirigentes, torcedores e atletas– ocasião para promover uma prática esportiva que saiba conjugar com espírito construtivo as complexas exigências provocadas pelas mudanças culturais e sociais deste último século, com aqueles vinculados à dignidade da pessoa humana”. 

E o Papa Bento XVI continua incentivando o esporte.





Saiba mais sobre o ANCONA:
http://br.footbo.com/Teams/Ancona
http://br.oleole.com/italia/seriec1b/ancona/tlr4.html

Visite também:
SACRA MUSIC

Fonte:
http://www.sacramusic.com/sn/leitor.asp?id=1424&can=2&sec=2
SACRA NEWS
ZENIT : http://www.zenit.org/article-16361?l=portuguese

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |