CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diário da visita Ad Limina 2010


17.11.2010 – quarta-feira – Quinto Dia

Se ontem choveu demais, hoje nem sinal de água. O dia nasceu ensolarado. Excelente condição para que a Audiência Geral tradicional que o Papa faz toda semana pudesse se realizar em plena Praça de São Pedro. Apesar da perturbação no espaço e no visual da praça causada pelo início da construção do presépio, uma multidão lotou o ambiente e possibilitou a repetição daquela cena clássica de um oceano de gente que acompanha a catequese do Santo Padre e, depois, ouve dele uma saudação carinhosa em várias línguas. Todas essas pessoas levam para casa uma bênção especial e podem confirmar, para valer a viagem, que vieram a Roma e viram o Papa. Os bispos do Centro Oeste têm outras ocasiões para esse encontro e, no dia de hoje, trabalharam duro em várias reuniões nos dicastérios da Cúria Romana.



O primeiro encontro foi na Congregação para o Clero. Dom Mauro Piacenza, que receberá o barrete cardinalício no próximo final de semana, derramou-se em simpatia com os brasileiros e disse que trazia com ele uma calorosa saudação de seu predecessor, o ex-arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Claudio Hummes. Atendeu a todos com muito carinho e disse, em entrevista no final do encontro, que estava muito feliz de ver um grupo de bispos tão engajado e com tanta boa vontade para a comunhão e para promover a formação permanente dos sacerdotes. Ele também disse que essa formação deve ser integral: humana, intelectual e espiritual. Dom Paulo Beloto, bispo de Formosa, foi designado para falar em nome dos bispos do regional e disse que apresentou um rápido relatório de como estão os seminários nas várias dioceses.




No mesmo prédio onde se encontra a Congregação para o Clero, na Praça Pio XII, contigua à Praça São Pedro, os bispos tiveram o segundo encontro da manhã. Ouviram e falaram com o Cardeal polonês Dom Zenon Grocholevwsky. O Prefeito da Congregação para a Educação Católica fez uma longa exposição e ouviu o que os bispos tinham a dizer sobre os desafios da educação no centro oeste. Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia, teve a palavra em nome do grupo. Depois da reunião, ele disse que o Cardeal estava contente com a presença de bispos que ele havia visitado recentemente em Goiás e Tocantins. Dom Washington também disse que aproveitou o momento para agradecer mais uma vez a participação do Cardeal Prefeito no processo que colocou a Universidade Católica de Goiás na condição de Universidade regida pelo Direito Pontifício. Dom Zenon, num gesto de delicadeza, deu uma curta entrevista e disse que ficou muito satisfeito com tudo o que ouviu de um grupo de bispos bem comprometidos com a educação católica e que guarda uma estupenda lembrança da visita que fez à Universidade Católica de Goiás e que reza para que ela se desenvolva sempre mais não somente para o bem da Igreja, mas para o bem do Brasil que é uma grande nação e tem um futuro esplêndido.

As 16 horas de Roma, os bispos celebraram na Capela de São Bento, na Basílica São Paulo fora dos Muros. Eles ficaram a poucos metros do túmulo onde a tradição informa estarem os restos mortais do apóstolo das nações, Paulo de Tarso. Dom Giovane Melo, bispo de Tocantinópolis falou da grande alegria de celebrar nesse lugar tão significativo para a história da Igreja e disse se lembrar também dos caminhos e da missão no centro oeste, especialmente de sua diocese. Antes de encerrar o dia, os bispos foram levados por duas vans do movimento “Filhos da Igreja” para uma visita de cortesia ao embaixador brasileiro junto à Santa Sé, o Sr. Luiz Felipe de Seixas Correia. Sua residência oficial se localiza numa rua de acontecimentos históricos aqui em Roma, a Via delle Botteghe Oscure. Nela funcionou, por muito tempo, a sede do antigo partido comunista italiano. Perto dela, na Via Caetani, também foi encontrado morto no dia 9 de maio de 1978, depois de 54 dias seqüestrado pelas Brigadas Vermelhas, o democrata-cristão, Aldo Moro.

16.11.2010 – terça-feira – Quarto Dia

Pela programação oficial fornecida pelo Vaticano aos bispos, hoje é o dia mais intenso em relação ao número de compromissos. A agenda da jornada está plena. A chuva deixou a manhã de Roma bastante escura. De todo modo, os bispos que se reúnem todos os dias para rezar as Laudes chegaram adiantados para o primeiro encontro. Foram recebidos pelos assessores que servem à Sagrada Congregação para os bispos. O Cardeal canadense Marc Oullet é uma simpatia. Chegou animadíssimo para a reunião. A alegria do Prefeito contrastava com a sisudez dos seus colaboradores. Em todo caso, depois do encontro, Dom João Braz de Aviz, Arcebispo de Brasília, deu um testemunho de que foi uma oportunidade extraordinária na qual os bispos puderam falar livremente de suas preocupações e ouviram uma palavra de ânimo. Dom João também disse que aproveitaram para agradecer a intermediação da Congregação no processo de encaminhamento das nomeações que o Santo Padre fez para o regional Centro Oeste promovendo uma grande renovação.

Às 11 horas teve início uma nova visita. Desta vez, na parte de dentro dos portões que são guardados pela Guarda Suíça, mais precisamente no Palazzo do Sant'Uffizio, n. 120. Os bispos aguardaram Dom Willian Joseph Levada, o cardeal Prefeito da Congregação em silêncio ou com conversas em tom bastante baixo. Ele chegou, sem solenidade. Depois do encontro, Dom João Wilk, bispo de Anápolis, disse que a reunião foi muito boa e que todos puderam falar livremente. Apresentaram o quadro atual da evangelização na região centro-oeste do Brasil e ouviram do Cardeal uma palavra de conforto e estímulo.

Depois da siesta italiana, às 4 da tarde, os bispos tiveram uma calorosa recepção no Pontifício Conselho para os Leigos. As instalações do Dicastério se encontram numa região distante da Praça de São Pedro, numa região degradada de Roma, chamada Trastevere. Dom Stanislaw Rylko, o presidente do Conselho pareceu estar muito contente com a presença do último grupo de bispos do Brasil em visita Ad Limina e anunciou que todos poderiam falar em português com tranqüilidade. Para resumir a reunião, Dom Washington Cruz, que foi o bispo responsável para dizer uma palavra em nome do grupo, explicou que o Cardeal fez uma longa exposição sobre o papel e a importância dos leigos referindo-se ao pensamento do Papa Joao Paulo II. Na segunda reunião da tarde, no mesmo prédio do Conselho para os leigos, os bispos visitaram o Conselho para a Família e o Cardeal Ennio Antonelli é pura simpatia. Acolheu os bispos em clima de festa, falou bastante e deu entrevista. Disse que estava felicíssimo com as noticias dos bispos do centro oeste e que espera que eles ajudem as famílias a deixarem de ser apenas destinatárias da pastoral e se tornem protagonistas. Dom Philip Dickmans, bispo de Miracema do Tocantins foi quem, durante a reunião, falou em nome do regional.

Antes de encerrar o dia, debaixo de chuva, os bispos deram um pulo à Via Aurélia onde se encontra o Colégio Pio Brasileiro. Com 45 minutos de atraso em relação ao horário marcado, celebraram a eucaristia com os padres que vivem lá e foram acolhidos para o jantar e uma convivência fraterna. Dom Paulo Beloto, bispo de Formosa presidiu a celebração que contava com a capela repleta de sacerdotes. Construído pelos bispos do Brasil, inaugurado em 1934 e coordenado pelos padres jesuítas, o Pio Brasileiro tem uma história bonita de apoio às Dioceses que enviam membros do Clero para fazerem, em Roma, estudos especializados. Na missa de hoje, os bispos ouviram uma belíssima saudação do Pe. Padre João Roque Rohr, Reitor do Colégio. Ele foi presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil, assessor da Conferência dos Bispos e Provincial dos Jesuítas.

15.11.2010 – segunda-feira – Terceiro Dia

Tempo encoberto. Ainda assim, por volta das 7 da manhã, as ruas nas imediações do Vaticano estavam lotadas de turistas. Os bispos subiram para a Basílica Patriarcal de São Pedro quase uma hora antes do compromisso. Em procissão, saindo sacristia principal, eles desceram as escadas ao lado do Baldaquino e foram para uma capela que está situada diante do túmulo do apóstolo Pedro. Com a participação de alguns sacerdotes brasileiros, da Ir. Miriam Salete Cunha Thomassim, Secretária Executiva do Regional Centro Oeste da CNBB e de um casal de leigos, os bispos realizaram uma belíssima celebração na qual colocaram a intenção particular de todas as comunidades que compõem as dioceses que formam o regional. Belos cantos, momento de silêncio comovente e a celebração do maior mistério da fé. Logo após o encerramento da missa, os bispos cantaram a ladainha em latim, fizeram uma procissão diante do túmulo e voltaram para a sacristia que fica do lado esquerdo de quem se encontra de frente para o altar papal da Basílica.

Esta celebração teve um significado especial para todos os bispos. Dom Majella, Dom Carmelo, Dom Eugênio e Dom Guilherme gravaram depoimentos bonitos para o documentário sobre a visita Ad Limina. Cada um deles fez questão de dizer que ao se chegar a um lugar de referência tão cara para a Igreja não se pode deixar de lembrar a missão dada por Jesus a Pedro. E de renovar o compromisso com o cumprimento dessa missão que é a de apascentar as ovelhas no rebanho do Senhor. Lembraram também da pergunta feita por Jesus ao apóstolo, antes de lhe confiar esta tarefa tão especial: “Pedro, tu me amas?”. O amor, disseram os bispos, é a base e o sustento para se realizar a missão como sucessores de Pedro e dos apóstolos. Na saída da Basílica, vários brasileiros visitantes quiseram tirar uma fotografia com o grupo.

Às 9 horas, os bispos foram recebidos na Comissão para a América Latina que está no final da Via della Conciliazone, já bem perto do Castelo Sant’Angelo, na margem do Rio Tibre. Criada durante o Concílio Vaticano II pelo Papa Paulo VI, a Comissão tem um papel importante no acompanhamento da Igreja em toda a América hispânica e portuguesa. O anfitrião dos bispos foi o Arcebispo colombiano Dom Octavio Ruiz Arenas, vice-presidente da CAL. Gentilmente, ele pediu que os bispos se apresentassem e, em seguida, ofereceu dois opúsculos produzidos pela Comissão. Em seguida, Dom Ruiz ouviu o que cada bispo do Centro Oeste tinha a apresentar a Comissão e deu orientações particulares, principalmente em relação aos procedimentos de pedido de ajuda financeira para a Comissão. Ele revelou que a crise econômica mundial está refletindo no volume das ofertas e houve uma queda de 28% dos donativos que a CAL recebia todos os anos. Desse modo, insistiu para que se criem caminhos de auto-sustentação das Igrejas. Dom João Braz de Aviz tomou a palavra algumas vezes e explanou a respeito de esforços feitos pela Conferência dos Bispos do Brasil e por dioceses em particular para ajudar igrejas mais necessitadas no país. Dom Ruiz elogiou as iniciativas do Brasil. No final, os bispos foram convidados para um pequeno lanche nas instalações da Comissão.


Às 11 horas, o Papa recebeu todos os bispos do regional numa audiência privativa. No encontro, Bento XVI recomendou: “De modo especial, alguns temas recomendam hoje uma ação conjunta dos Bispos: a promoção e a tutela da fé e da moral, a tradução dos livros litúrgicos, a promoção e formação das vocações de especial consagração, elaboração de subsídios para a catequese, o compromisso ecumênico, as relações com as autoridades civis, a defesa da vida humana, desde a concepção até a morte natural, a santidade da família e do matrimônio entre homem e mulher, o direito dos pais a educar seus filhos, a liberdade religiosa, os outros direitos humanos, a paz e a justiça social”.

14.11.2010 – domingo – Segundo Dia

O domingo em Roma amanheceu com tempo firme e um belo “frescheto” como costumam dizer por aqui. Na verdade, já faz frio na capital da Itália. Os bispos foram todos para a Rádio Vaticano logo no começo da manhã. A chamada emissora do Papa é comandada pelos jesuítas e não é, como se divulga, um órgão oficial do Vaticano. A própria rádio é responsável pelo que divulga. Até mesmo o jornal “L’Osservatore Romano” não tem essa aura de oficial. O órgão estritamente oficial do Vaticano chama-se Acta Apostolica Sedis. A rádio foi inaugurada por Pio XI em 1931 e o início da sua história coincide com o início da história do rádio no mundo uma vez que quem a montou foi Gugilemo Marconi, considerado o inventor do rádio. Hoje, a rádio vaticano transmite em mais de 30 idiomas para o mundo inteiro e o programa brasileiro completou, em 2008, cinqüenta anos de existência. Os membros da equipe desse programa chefiada pelo Pe. César Augusto acolheu os bispos na capela que está situada no segundo piso do Palazzo Pio, no final da Via della Conciliazione.

O presidente da celebração foi Dom Washington Cruz. Estavam presentes os familiares de Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e novo cardeal brasileiro. Mineiro de Capela Nova e atual presidente do Conselho Episcopal Latino Americano e do Caribe, Dom Damasceno recebeu a notícia de sua nomeação em setembro e receberá o barrete e o anel no Consistório que se realizará no próximo final de semana, dia 20 e 21 de novembro. Durante a homilia, o Arcebispo de Goiânia fez a seguinte advertência: “não podemos sonhar com ir para o Céu ‘de carona’, à custa dos outros, só porque pertencemos a uma paróquia ou grupo muito bom; ou porque temos pessoas importantes na Igreja com as quais estamos bem relacionados; ou ainda porque estamos inscritos em um número razoável número de irmandades”. O Arcebispo continuou: “A salvação – a santidade pessoal – tem de ser fruto do trabalho de cada um, de mãos dadas com o Senhor. Jesus aproveita um momento em que os Apóstolos louvam, entusiasmados, a beleza do templo e as outras construções da Cidade Santa. O que Jesus lhes diz não pode ser entendido apenas como um castigo para o povo infiel, mas como o destino para tudo o que fazemos neste mundo”.

Logo depois da missa, os bispos se dirigiram a Praça de São Pedro para acompanhar o Angelus. Como sempre, ao meio dia, da janela do Palazzo Aspostólico, o Papa Bento XVI antes de fazer a oração mariana da anunciação do Anjo, falou de conjuntura global. A edição eletrônica de hoje a tarde do jornal “La Repubblica”, resumiu o pronunciamento de modo espalhafatoso anunciando que o Papa não quer aliança entre países ricos. Apesar de Bento XVI ter chamado atenção sobre o perigo desse tipo de aliança, a ênfase foi dada aos perigos do consumo insustentável e a necessidade de um enfrentamento mais sério da crise econômica global, especialmente nesse momento que sucede a reunião do G20 na qual participaram as economias mais importantes do planeta. O Papa também sugeriu uma nova valorização da agricultura: “revalorizar a agricultura não em sentido nostálgico, mas como recurso indispensável para o futuro”. E contra a crise econômica é “fundamental cultivar e defender uma clara consciência ética à altura dos desafios mais complexos do tempo presente”.


Na parte da tarde, na Casa do Clero como é popularmente conhecida a Domus Sacerdotalis aqui em Roma, os bispos tiveram um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento. Exceto dois bispos do regional que não viajaram no dia de hoje, todos os outros participaram do momento de oração profunda. As celebrações de toda a Visita estão recebendo os cuidados litúrgicos de dois membros do clero de Goiânia: Pe. Luiz Henrique Brandão e o redentorista, Pe. Braulio Roger. O primeiro, mora aqui em Roma e faz estudos de pós-graduação na Universidade Gregoriana e o segundo veio especialmente para desempenhar o papel de cerimoniário dos bispos.

13.11.2010 – sábado – Primeiro Dia

Os bispos do regional Centro Oeste da CNBB, depois de uma cuidadosa preparação, deram início oficialmente à realização da Visita Ad Limina Apostolorum. Eles formam o último grupo do Brasil a realizar esse procedimento qüinqüenal que remonta a tempos antigos. Segundo os registros históricos mais divulgados hoje em dia, é uma prática iniciada de forma mais consistente e regular no século IV e regulamentada no século XVI. De todo modo, trata-se de um costume consolidado e tradicional. A última Visita do episcopado brasileiro se deu em 2003 e não cumpriu a regularidade de 5 anos porque ocorreu a morte do Papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI em 2005. Hoje, os bispos tiveram dois compromissos significativos: a Província Eclesiástica de Goiânia foi recebida para audiência particular com o Papa e uma celebração eucarística organizada pelas embaixadas brasileiras junto a Santa Sé e ao estado italiano para comemorar o aniversário da proclamação da República.



Os bispos foram recebidos numa das Loggia do Palazzo Apostólico. Acompanhados por padres e leigos, estavam presentes: Dom Washington Cruz e Dom Waldemar Dalbello, Arcebispo e bispo auxiliar de Goiânia respectivamente; Dom João Wilk, bispo de Anápolis; o bispo de Jatai e o emérito: Dom Luiz Majela e Dom Aloisio; Dom Carmelo Scampa de São Luis de Montes Belos; Dom Eugênio Rixen, de Goiás; Dom Adair José Guimarães da diocese de Rubiataba-Mozarlândia; Dom Guilherme Werlang de Ipameri e Dom Osvino Both, Ordinário Militar. Eles tiveram uma conversa reservada com o Papa por cerca de 40 minutos. Na saída, a Praça de São Pedro estava lotada de turistas e os bispos foram alegremente saudados por muitos deles enquanto se dirigiam à Domus Romana Sacerdotalis, na Via Traspontina onde estão hospedados.

No fim da tarde e já começo de noite para os romanos, a Piazza Navona estava repleta de chineses e italianos simpatizantes do Comitê por uma investigação sobre a perseguição do Falun Gong que luta para que o governo da China abra os campos de concentração para uma investigação independente e rigorosa. Há denúncias de genocídio, tortura e crimes contra a humanidade. Dentro de uma Igreja Santa Inês lotada, ao lado do Palácio Panphili que hospeda a embaixada brasileira em Roma, os bispos iniciavam uma belíssima celebração da Eucaristia. Presidida por Dom João Braz de Aviz, animada pelos padres do Colégio Pio Brasileiro e jovens do movimento Shalom, a missa foi realizada em clima de profundo recolhimento. Na Homilia, Dom João deu uma profunda lição sobre as circunstâncias históricas e políticas que produziu a proclamação da República. Não economizou termos, afirmou que foi um golpe de estado contra uma monarquia que agonizava. Chamou a atenção da responsabilidade de todos, hoje, diante da busca em aperfeiçoar nossa democracia deixando bem claro que essa não é uma tarefa nem de uma só classe, nem de um só partido e muito menos de uma só pessoa. No final da missa, Dom Washington Cruz convidou a todos os presentes para participarem da Eucaristia que será realizada durante a semana nas Basílicas Patriarcais sublinhando dia e horário dessas celebrações.

Os dois embaixadores: Jose Viegas, junto ao estado italiano e Luiz Felipe de Seixas Correa que responde pelo cargo junto ao Vaticano tiveram a palavra no final da missa e foram gentis com os bispos fraternos no modo de falar do Brasil e da história da república. No final, depois de um solene “viva o Brasil”, todos os participantes da celebração foram convidados para uma confraternização que se deu numa das belas galerias da embaixada que, segundo uma versão histórica, teria sido casa do Papa Inocêncio X que teve viveu seu pontificado de 15 de setembro de 1644 até 14 de janeiro de 1655 quando tinha 81 anos de idade. Umas 100 pessoas participaram do evento e foram uma a uma recepcionadas pelos dois embaixadores anfitriões. A recepção foi regada a vinho e refrigerante. Os bispos puderam conversar, durante o encontro, com muitos leigos brasileiros que vivem em Roma e tem alguma ligação com as embaixadas.

BAIXAR
- Diário de visita
- Homilia de Dom João Braz de Aviz
- Homilia de Dom Washinton

Saiba tudo que acontece na visita Ad Limina com o enviado especial do Vicariato para a Comunicação, Pe. Rafael Vieira, aqui no site da Arquidiocese de Goiânia. O sacerdote apresenta boletins diários no TJ Goiás, da UCGTV às 13 horas. Na Rede Católica de Rádio, os boletins são veiculados nos programas Jornal Brasil Hoje, às 7 horas, e Jornal Falado Difusora, às 18 horas.


APOIO
Karina Santos
Vicariato para a Comunicação
Arquidiocese de Goiânia

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |