CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Arcebispo de Bruxelas é agredido



Lamentavelmente o respeito pelas pessoas vem cada dia perdendo seu valor. Apesar de nos convencer que somos pessoas civilizadas, desenbocamo-nos cada vez mais numa selvageria e num mundo sem dialogo e sem respeito.

O chefe da Igreja Católica na Bélgica, arcebispo André-Joseph Léonard, recebeu no último sábado (6) uma torna no rosto, enquanto celebrava a Santa Missa em sua Catedral de São Miguel e Santa Gudula, em Bruxelas.

As imagens, gravadas por um fiel, registram o momento exato em que uma pessoa se aproxima do altar e joga uma torta no rosto do arcebispo. Apesar de tudo o acerbispo leva o incidente "na esportiva" e com muito bom humor, disse ainda que o sabor estava ótimo. O arcebispo não quis registrar boletim de ocorrência contra o individuo.


A primeira reportagem foi de Jesús Bastante, publicada no site Religión Digital, 06-11-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto. E o video gravado foi publicado no  portal católico Gloria TV e pelo jornal flamengo De Standaard em sua página web.

Nas imagens, pode-se ver Dom Léonard no altar enquanto o coro canta. Uma pessoa se aproxima dele com a torta na mão e a joga em seu rosto. O arcebispo de Bruxelas-Malines permaneceu em seu lugar enquanto alguns fiéis lhe ajudavam a limpar o rosto e os óculos.


O movimento religioso Pro Sanctitata, para quem Dom Léonard rezava a missa de hoje, não fez alusão ao incidente em sua página da Internet.

No entanto, o jornal flamengo Het Nieuwsblad reúne algumas declarações da porta-voz francófona do arcebispado, Claire Jonard, e do abade Patrick Vanderhoeven, mestre de cerimônias da catedral bruxelense, nas quais confirmam que o arcebispo prosseguiu a celebração, e que o arcebispado se recusou a apresentar uma denúncia contra a pessoa que investiu contra Dom Léonard.

“Não temos nem ideia de quem se trata, nem de quais eram suas intenções “, comentaram.


No dia 14 de Outubro de 2010, Dom André-Joseph Leonard, criou grande polêmica na Bélgica após a publicação de um livro que traz declarações suas de que a aids é "uma espécie de justiça imanente".
O arcebispo de Bruxelas foi duramente criticado na Bélgica por suas palavras sobre a homossexualidade, que ele comparou com a anorexia, o que levou diversos grupos gays a apresentar uma denúncia contra ele em um tribunal de Bruges (noroeste da Bélgica) por uma suposta violação da legislação contra a discriminação.

Por outro lado, ele assinalou que a Aids é “uma espécie de justiça imanente” e, sobre os casos de pedofilia na Igreja, defendeu que os padres que não estão atuando não devem ser julgados.
  
E no livro, publicado naquela quarta-feira, 14, Dom Leonard afirma que a aids "não é uma justiça divina", mas "uma espécie de justiça imanente". Ele justifica sua declaração afirmando que brincar com a natureza do amor pode causar tragédias e compara essa situação com as consequências ambientais do abuso de recursos naturais pelo homem.

Os propósitos do líder dos católicos belgas provocaram diversas críticas em seu país. O Partido Liberal Flamenco (VLD) qualificou as palavras de "incompreensíveis, ofensivas e insuportáveis". São "um insulto para os diversos pacientes que lutam contra a doença e para as pessoas que cuidam deles", acrescentaram em um comunicado os parlamentares do VLD Gwendolyn Rutten e Nele Lijnen.

O Partido Verde Francófono qualificou as palavras de "estúpidas" e "discriminatórias". No mesmo livro, Léonard mostra sua oposição ao fim do celibato dos sacerdotes, alguns meses após terem sido revelados na Bélgica centenas de casos de abusos sexuais contra menores cometidos por membros da Igreja Católica. "Todos sabemos que a maioria dos casos de pedofilia ocorre no seio das famílias. É esta uma razão para acabar com os casamentos?", questiona Léonard.

O porta-voz do arcebispo, Jürgen Mettepenningen, disse que, ao reler o trecho do livro, advertiu que essa expressão poderia ser mal interpretada, mas que ele "não a modificou, pois não poderia escrever algo diferente do que pensa".

Por fim, desde sua chegada ao cargo, Dom Léonard se viu obrigado a lidar com o escândalo da pedofilia na Bélgica, especialmente depois que, no último mês de setembro, uma comissão nomeada pela própria Igreja apresentou um relatório no qual documentou pelo menos 475 denúncias de abusos por parte de religiosos, entre 1960 e meados dos anos 1980. Em 13 desses casos, as vítimas se suicidaram.




Texto adaptado por Devanilson Álvares de Souza

FONTES:

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4735376-EI188,00.html
http://fratresinunum.com/2010/11/08/arcebispo-de-bruxelas-recebe-torta-na-cara-em-plena-missa
http://pt.gloria.tv/?media=108335

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |