CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PAPA BENTO E DOM AFONSO FIOREZE - VISITA AD LIMINA APOSTOLORUM



A Visita ad limina, ou mais exatamente a Visita ad limina apostolorum (em português: “visita aos túmulos dos Apóstolos”) é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, de a cada 5 anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses ou prelaturas e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Para facilitar a visita, os bispos são organizados de acordo com as comissões nacionais e regionais. Presentemente as normas que regulam os relatórios e as visitas estão fixadas nos cânones 399 e 400 do Código de Direito Canónico de 1983 e no cânone 208 do Código de Direito Canónico das Igrejas de Rito Oriental de 1990.


Nos três primeiros séculos do cristianismo os bispos escreviam para o papa, ou visitavam pessoalmente o Sumo Pontífice quando as circunstâncias exigiam, porém não há vestígios de qualquer obrigação de visitar Roma. Os primeiros registros desta visita encontram-se na prática de reunir duas vezes por ano concílios provinciais dos bispos da Itália, que pertenciam a província do papa. No século V o Papa Leão I insiste que três bispos sejam enviados da Sicília anualmente para Roma para assistir a um Concílio. No século seguinte, Gregório I declarou que os bispos sicilianos que visitavam Roma uma vez a cada três anos, estendendo o prazo para cinco anos

Um concílio presidido pelo Papa Zacarias (743) decretou que os bispos no Ocidente deviam ser consagrados pelo papa, aqueles que residissem perto de Roma, devem fazer anualmente a visita ad limina, e aqueles que estão longe tem a obrigação de faze-lo por carta. Registros do século IV, indicam que o papa concedia a muitos arcebispos metropolitanos e outros bispos o pálio aprovando seu episcopado, prática que se tornou universal no século XI. A visita tornou-se obrigatória devido ao Papa Pascoal II no século XI. A partir do século XIII um forma de juramento é feita pelos bispos antes de sua consagração.

Em 1585 o Papa Sisto V através da constituição Romanus Pontifex estabeleceu de forma mais clara as visitas ad limina. Estas regras foram revistas a 31 de Dezembro de 1909 pelo Papa S. Pio X através de um decreto sobre a Congregação Consistorial, fixando que cada bispo deve enviar ao papa um relatório sobre o estado da sua dioceses de 5 em 5 anos, começando em 1911.

Neste dia 13 de  Novembro deste ano de 2010 o episcopado do Regional Centro-Oeste - que abrange os estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal - da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou mais uma visita Ad Limina Apostolorum. No mesmo dia, chegou ao fim a visita dos bispos do Regional Sul 2 (Paraná).

Dom João Braz de Aviz.jpg
Segundo Dom Braz de Aviz, a expectativa para a visita é grande
No total, foram 21 bispos do Regional Centro-Oeste, que entre seus muitos compromissos no Vaticano se reuniram com vários dicastérios e com o Papa Bento XVI, em audiência privada. O grupo foi o último representante do episcopado brasileiro a realizar este tipo de atividade este ano.

Segundo o presidente do Regional Centro-Oeste, o arcebispo de Brasília Dom João Braz de Aviz, a expectativa para a visita, que acontece a cada cinco anos, é grande, já que o Regional é renovado e a maioria dos bispos a realiza pela primeira vez. Para o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, a visita Ad Limina é uma oportunidade para a Igreja diocesana de seu estado consolidar os vínculos de fé, comunhão e disciplina com a Santa Sé.

A visita Ad Limina dos bispos do Regional Centro-Oeste terminou no dia 21 de novembro. No dia 15 de Novembro Dom João Braz de Aviz  presidiu em Roma, a pedido da embaixada brasileira, uma missa em homenagem ao Dia da Proclamação da República, que é comemorado em todo o Brasil no dia 15 de novembro.


A Diocese de Luziânia também participou deste grande evento da Santa Mãe Igreja. Na próxima sexta feira, 3 de Dezembro, serão publicadas aqui as fotos do Reitor do Santuário de Santo Antônio, de Santo Antônio do Descoberto juntamento com um texto redigido por ele próprio, cumprindo assim uma promessa que ele fez em público. Aguarde...


 Devanilson Álvares de Souza

Com informações da CNBB.
 
FONTE:
http://www.arautos.org/noticias/21140/Comeca-amanha-visita-Ad-Limina-dos-bispos-do-Regional-Centro-Oeste.html

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Visita_ad_limina

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |