CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Ordenações Presbiterais na Diocese de Luziânia


Luziânia, 12 de Dezembro de 2010.

Após a ordenação diaconal de Juscimar no dia 10, ontem, 11, o bispo diocesano de Luziânia, legítimo sucessor dos apóstolos, Dom Afonso Fioreze, ordenou dois novos sacerdotes, Flávio Luiz Soares e João Paulo dos Santos Silva, durante a celebração Eucarística, iniciada às 18h na cripta da Catedral de Luziânia.

A cripta da catedral estava completamente lotada e muitos tiveram a oportunidade de ficar bem perto dos ordinandos. O Pe. Fávio é de Vitória (Espírito Santo). A Arquidiocese de Vitória marcou fortemente presença na ordenação de um de seus filhos. Também os fiéis de Luziânia não fizeram feio, pois os representantes de todas as paróquias compareceram a celebração. O Pe. João Paulo é de Luziânia. Sua paróquia de origem é a Paróquia Nossa Senhora da Evangelização (Catedral de Luziânia).

Em sua homilia, Dom Afonso lembrou os ofícios do sacerdote, fazendo uma explanação desde o Antigo Testamento, desembocando sua reflexão no Sacerdócio de Cristo. Ao percorrer a historicidade do sacerdócio, Dom Afonso focalizou a realidade espiritual do sacerdote, o qual é e deve sempre ser uma entrega total e gratuita a Deus e a Igreja.

Após a vestição dos neossacerdotes, com os paramentos próprios para o ministério, o Pe. João Paulo não se conteve de emoção e chorou muito, sendo acolhido por seus irmãos no sacerdócio. Já Pe. Flávio tentou segurar o choro, mas logo após os agradecimentos uma representante da Arquidiocese de Vitória dirigiu calorosas e emocionantes palavras ao Pe. Flávio, relembrando os seus momentos na Paróquia São Pedro, em Vitória. Pe. Flávio recebeu presentes do povo da arquidiocese  em num forte abraço ele não  conteve de emoções e chorou muito, fazendo com que a assembleia se comovesse.  Naquele abraço Pe. Flávio disse que abraça toda a arquidiocese de Vitória, mas completou dizendo: " mas agora meu coração é da Diocese de Luziânia".

O Pe. João Paulo, ainda emocionado, agradeceu o clero manifestou o desejo de unidade. Se emocionou , mas foi forte ao se segurar para não chorar, ao falar o pai e da mãe. A mãe do Pe. João Paulo está na glória do Senhor e seu pai não pode estar presente em sua ordenação, pois se acidentou e está hospitalizado.

Os neossacerdotes fizeram juntos uma promoção vocacional. O Pe. João Paulo fez um apelo e desafio aos presentes. Um apelo para que os pais não tenham medo de doar seus filhos para a Igreja. E o desafio, somente para os corajosos, como disse Pe. João Paulo, de rezar todos os dias, até o fim da vida, uma Ave Maria pelas vocações.

O atual reitor do Seminário Diocesano João Paulo II, Pe. Gilson, também falou sobre as vocações, sobretudo no que se refere a formação sacerdotal, mostrando a realidade e as dificuldades da diocese em formar os candidatos para o sacerdócio. Já o bispo Diocesano, Dom Afonso, mostrou uma dura realidade quanto ao trabalho pastoral, pois a nossa Diocese conta com apenas 45 sacerdotes para atender um pouco mais de UM MILHÃO de habitantes. Quanto que Brasília, uma outra realidade da arquidiocese vizinha, conta com mais de 300 sacerdotes, para uma população de 2,5 MILHÕES de habitantes. O resultado das estatísticas surpreendeu alguns dos sacerdotes presentes. Provavelmente estes resultados foram apresentados ao Santo Padre Papa Bento XVI em ocasião da Visita Ad Limina Apostolorum, em Novembro.

Ao final da celebração os dois neossacerdotes permaneceram na cripta para receber os cumprimentos dos convidados, parentes e amigos. Em seguida todos os presentes foram convidados para um saboroso jantar  na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Pe. Guilherme), bairro Fumal de Luziânia.


Ao verificar qualquer tipo de erro no texto nos comunique.
As fotos serão publicadas assim que o fotografo nos enviá-las.

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |