CONTATO COM A CÚRIA DIOCESANA

e-mail: mitradiocesanaluziania@yahoo.com.br
endereço: Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
Fone/Fax:
(61) 3621-2022 ou 3621-2725
Bispo:
Dom Afonso Fioreze, CP

SEJA VOCÊ O REPÓRTER DE SUA COMUNIDADE

Participe desse blog! Seja autor, publique as informações de sua comunidade paroquial!
Interessados entrem em contato para serem cadastrados.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dom Afonso Fioreze

 NOSSO BISPO DIOCESANO

 
Rio Branco do Sul viveu no dia 15.02.2004 um acontecimento inédito e que dificilmente será esquecido, especialmente para os católicos, com a Ordenação Episcopal de Dom Afonso Fioreze, no Ginásio de Esportes da Votorantim. Pois neste dia, a cidade paranaense ganha o primeiro bispo.
 
 
Unção da Cabeça, por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba. Ao fundo D. Washington Cruz, de Goiânia
 
Milhares de moradores de Rio Branco do Sul e de diversos estados do Brasil compareceram ao evento inédito. Pela primeira vez, um sacerdote da cidade foi ordenado bispo. Dom Afonso Fioreze, que foi sagrado pelo núncio apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseni, fez questão que a cerimônia mais importante de sua carreira religiosa fosse realizada em sua terra natal.

"Escolhi fazer a ordenação aqui como uma homenagem a todas as pessoas que me ajudaram, que auxiliaram neste meu caminho", afirmou dom Afonso, depois de receber o anel de bispo das mãos do representante do Papa no país. Além de fiéis da cidade, estiveram presentes católicos de municípios vizinhos e de diversos estados. Uma caravana trouxe fiéis de Luziânia-GO, onde dom Afonso atuará.

Dom Afonso exerceu seu trabalho religioso: Colombo (PR), Pinto Bandeira (RS), São Paulo (SP), Porto das Caixas (RJ) e de Luziânia (GO), que será a sede de seu episcopado.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lourenço Baldisseri, foi o Ordenante Principal. Foi acompanhado por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba, Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia (GO) e teve como assistente Pe. Norberto Donizetti Brocardo e Pe. Augusto José Canali.
 
 O rito de ordenação emocionou a todos os presentes, pelo elevado significado cristão que representa. Imposição das Mãos, a Prece de Ordenação, a Unção da Cabeça, a Entrega do Livro dos Evangelhos e das Insígnias (Anel, mitra e Báculo). A procissão das oferendas foi outro detalhe que emocionou a todos, quando, por exemplo, foram oferecidas a Dom Afonso as bandeiras do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná, estados em que exerceu seu ministério.
 
 
O Ginásio da Votorantim acolheu grande público, especialmente de cidades da região, mas também do RS, RJ, SP, GO, MG e restante do PR.
 
 
“A Paixão de Cristo nos impulsiona” o lema de D. Afonso

“Ó Deus, pela força da Eucaristia, derramai sobre o Bispo Afonso Fioreze os dons de vossa graça, para que desempenhe dignamente seu ministério pastoral e, servindo com fidelidade, alcance a recompensa eterna. Por Cristo, nosso Senhor”. Assim Dom Lourenço Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, consagrou o Bispo, Dom Afonso Fioreze.

Ao se pronunciar como bispo, Dom Afonso falou da importância do cristianismo para o mundo.
«Quando Arquimedes descobriu que uma alavanca poderia mover pesos muito grandes, disse que bastaria ter um ponto de apoio para mover o mundo todo. Nós temos esse ponto de apoio», disse.
 
 
 
 

Perfil

Data de Nascimento: 01/06/1942
Local de Nascimento: Rio Branco do Sul - PR - Brasil
Filiação - Pai: Luiz Segundo Fioreze
Filiação - Mãe: Orsolina Motin
Profissão Religiosa: 03/02/1964
Ordenação Sacerdotal:  26/07/1970, Rio Branco do Sul-PR
Ordenação Episcopal: 15/02/2004, Curitiba-PR
Nomeação:  05/11/2003
Posse:15/09/2004
Formação
Filosofia: Cursou na PUC do Paraná.
Teologia: Cursou no Instituto de Teologia de Curitiba.


Filho de tradicional família riobranquense, Dom Afonso, desde 1993 exercia sua profissão religiosa em Porto das Caixas, Itaboraí (RJ), como pároco e reitor do Santuário de Jesus Crucificado. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, para a Diocese de Luziânia-GO, por solicitação de Dom Agostinho Stefan Januszwicz - OFMConf, bispo daquela diocese.

Nascido em 1º de Junho de 1942, na cidade de Rio Branco do Sul-PR, ingressou no Seminário de Jesus Crucificado, em Colombo-Pr, sendo posteriormente transferido para o Seminário São Gabriel da Virgem Dolorosa, em Osasco-SP, onde concluiu o segundo grau. Em 3 de Fevereiro de 1964 fez a profissão religiosa na Congregação da Paixão de Jesus Crucificado (Passionista), em Colombo-PR. Cursou Filosofia na PUC-PR e Teologia no Instituto de Teologia de Curitiba. Foi ordenado sacerdote aos 26 de Junho de 1970, em Rio Branco do Sul-PR.

Funções e Ministérios:


1961 - Estudou no Seminário da Congregação Passionista.

1970 – Ordenado padre aos 28 anos. Desde então, atuou em diversas paróquias do Paraná e do Rio Grande do Sul. Trabalhou em vários cargos na cidade de São Paulo.

1970 a 1971 - Vigário paroquial e dirigente da Pastoral da Juventude na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

1972-1977 - Vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pinto Bandeira, Bento Gonçalves-RS; dirigente de Liturgia e da Pastoral da Juventude; formador do Seminário Nicolini e diretor da Escola Cenecista.

1977-1993 - Vigário paroquial; dirigente da Pastoral dos Adolescentes, do Curso de Noivos, MFC e equipe de Finanças da paróquia São Paulo da Cruz, na cidade de Pinheiros-SP. Na Congregação foi superior da casa por seis anos; ecônomo provincial por nove anos; superior provincial por sete anos.

1993 - Transferido para Porto de Caxias, Itaboraí-RJ, Arquidiocese de Niterói, nomeado pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição.

1993-1997 - Superior local da Congregação (Passionista) e vigário paroquial.

1997 - Reitor do Santuário de Jesus Crucificado até ser nomeado bispo.

2004 - Foi Bispo Coadjutor de Luziânia-GO (março a setembro de 2004), hoje é bispo titular.


FONTES:
Jornal Raio X com grande colaboração de Paulo Fioreze
ZENIT
Gazeta do Povo - Local:Rio Branco do Sul (PR)
http://radioserradoscristais.com.br/site/


 
Obs: Este texto poderá ser reditado a qualquer momento. 

0 comentários:

Postar um comentário

DIOCESE DE LUZIANIA
Evangelização e comunicação na internet
OBRIGADO PELA VISITA
BOTE FÉ DIOCESE DE LUZIÂNIA

DEUS TE ABENÇOE

>>> seja um autor de nosso blog e poste as notícias de sua comunidade paroquial.

 
| Design DEVANILSON | PASCOM | PASTORAL DA COMUNICAÇÃO | COORDENAÇÃO SHIRLAN (61)8485-4344 | Contatos sobre o Blog diocesedeluziania@gmail.com |